AUDITORIA TRABALHISTA
É uma atividade especializada independente e de assessoramento da administração, voltada para o exame e avaliação da integridade, confiabilidade dos sistemas estabelecidos visando assegurar a observância das políticas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos.FRAUDES NA ÁREA TRABALHISTAPesquisa respondida por 805 empresas (industrial, comercial e prestação de serviços)Cerca de 50% (409) delas já constataram terem sofrido problemas com fraudes ou erros na administração da área trabalhista, acumulando, ainda, problemas como o aumento excessivo dos encargos sociais (83).Dessas 409 empresas sofreram fraudes ou erros de administração, 44% ainda sofreram punições do Fisco, com autuações e multa.*Fonte: CEPEX – Centro de Pesquisa Grupo Mission – 2001-2002A empresa deve se preocupar mais com as atitudes administrativas voltadas para a prevenção de riscos trabalhistasPrincipais áreas que criam e/ou aumentam o passivo trabalhista
- Produção – operacional
- Informática
- Transportes
- Serviços de manutenção
- Outros serviços externos
Principais reclamações:
- Terceirizações mal implantadas
- Horas extras e integrações
- Justa causa
- Adicional de insalubridade
- Acidentes de trabalho e doenças profissionais e dano moral ( assédio sexual e assédio moral)
- Descontos indevidos/benefícios
- FGTS
A importância da Auditoria
- Auto-fiscalização da empresa.
- Diminui erros e prejuízos das rotinas auditadas.
- Na situação de auditoria interna, cria filtra e peneira as tarefas de maior importância, criando órgãos de controle de qualidade do trabalho
- Funciona como um freio na empresa, para evitar desvios, furtos, pagamentos indevidos e outras irregularidades. A falta de fiscalização no Setor de Pessoal e Recursos Humanos dá a sensação de desleixo, propiciando pequenos erros, que de início são involuntários, porém torna-se a porta para desvios, fraudes, etc.
- Ferramenta de orientação técnica e assessoramento.
- Prevenção e melhoria da atividade de administração dos funcionários na empresa.
Procedimentos de AuditoriaExame físico: verificação “in loco”, a qual fornece ao Auditor a formação de sua opinião quanto à existência física de um item.Confirmação: É o procedimento de auditoria pelo qual o Auditor se respalda em documentação formal e isenta de pessoas independentes à entidade.Exame dos documentos originais: procedimento voltado para a comprovação das transações evidenciadas por documentação comprobatória dessas transações, observando sempre os seguintes aspectos:
- autenticidade
- normalidade
- aprovação
- registro
Conferência dos Cálculos: procedimento voltado para a constatação da adequação das operações aritméticas, sendo mesmo, o mais comum dos procedimentos de auditoria, e se revestindo de vital importância na exatidão da formação de opinião.Investigação minuciosa: procedimento voltado para o exame me profundidade do assunto auditado podendo aplicar-se sobre um documento, uma análise, uma informação obtida, etc.Inquérito: consiste na formulação de perguntas (questionários) e na obtenção de respostas satisfatórias, sendo um dos procedimentos de maior importância.Observação: procedimento mais objetivo, implica o envolvimento de poder de constatação visual do auditor, dependendo de habilidades pessoais desenvolvidas no decorrer das experiências profissionais. Pode revelar erros, dificuldades, inadequações e deficiências, exigindo senso crítico muito aguçado para evitar juízos de valor não plenamente embasados. É recomendável análise criteriosa dos dados obtidos antes de formar uma opinião.Fonte: Obra Auditoria Trabalhista, com esse manual você faz a Auditoria passo-a-passo e ainda tem vários pontos de Auditoria que poderão ir direto para seu relatório, além de constar o exemplo de como fazer relatório de Auditoria, para adquirir esse completo material clique aqui!
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