segunda-feira, 30 de setembro de 2013

AUDITORIA TRABALHISTA

AUDITORIA TRABALHISTA
É uma atividade especializada independente e de assessoramento da administração, voltada para o exame e avaliação da integridade, confiabilidade dos sistemas estabelecidos visando assegurar a observância das políticas, metas, planos, procedimentos, leis, normas e regulamentos.
 FRAUDES NA ÁREA TRABALHISTA
 Pesquisa respondida por 805 empresas (industrial, comercial e prestação de serviços)
Cerca de 50% (409) delas já constataram terem sofrido problemas com fraudes ou erros na administração da área trabalhista, acumulando, ainda, problemas como o aumento excessivo dos encargos  sociais (83).
Dessas 409 empresas sofreram fraudes ou erros de administração, 44% ainda sofreram punições do Fisco, com autuações e multa.
*Fonte: CEPEX – Centro de Pesquisa Grupo Mission – 2001-2002
A empresa deve se preocupar mais com as atitudes administrativas voltadas para a prevenção de riscos trabalhistas
Principais áreas que criam e/ou aumentam o passivo trabalhista
  • Produção – operacional
  • Informática
  • Transportes
  • Serviços de manutenção
  • Outros serviços externos
 Principais reclamações:
  • Terceirizações mal implantadas
  • Horas extras e integrações
  • Justa causa
  • Adicional de insalubridade
  • Acidentes de trabalho e doenças profissionais e dano moral ( assédio sexual e assédio moral)
  • Descontos indevidos/benefícios
  • FGTS
 A importância da Auditoria
  • Auto-fiscalização da empresa.
  • Diminui erros e prejuízos das rotinas auditadas.
  • Na situação de auditoria interna, cria filtra e peneira as tarefas de maior importância, criando órgãos de controle de qualidade do trabalho
  • Funciona como um freio na empresa, para evitar desvios, furtos, pagamentos indevidos e outras irregularidades. A falta de fiscalização no Setor de Pessoal e Recursos Humanos dá a sensação de desleixo, propiciando pequenos erros, que de início são involuntários, porém torna-se a porta para desvios, fraudes, etc.
  • Ferramenta de orientação técnica e assessoramento.
  • Prevenção e melhoria da atividade de administração dos funcionários na empresa.
Procedimentos de Auditoria
Exame físico: verificação “in loco”, a qual fornece ao Auditor a formação de sua opinião quanto à existência física de um item.
Confirmação: É o procedimento de auditoria pelo qual o Auditor se respalda em documentação formal e isenta de pessoas independentes à entidade.
Exame dos documentos originais:  procedimento voltado para a comprovação das transações evidenciadas por documentação comprobatória dessas transações, observando sempre os seguintes aspectos:
  • autenticidade
  • normalidade
  • aprovação
  • registro
Conferência dos Cálculos: procedimento voltado para a constatação da adequação das operações aritméticas, sendo mesmo, o mais comum dos procedimentos de auditoria, e se revestindo de vital importância na exatidão da formação de opinião.
Investigação minuciosa: procedimento voltado para o exame me profundidade do assunto auditado podendo aplicar-se sobre um documento, uma análise, uma informação obtida, etc.
Inquérito: consiste na formulação de perguntas (questionários) e na obtenção de respostas satisfatórias, sendo um dos procedimentos de maior importância.
Observação: procedimento mais objetivo, implica o envolvimento de poder de constatação visual do auditor, dependendo de habilidades pessoais desenvolvidas no decorrer das experiências profissionais. Pode revelar erros, dificuldades, inadequações e deficiências, exigindo senso crítico muito aguçado para evitar juízos de valor não plenamente embasados. É recomendável análise criteriosa dos dados obtidos antes de formar uma opinião.
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