segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Gestão contábil de estoques nas empresas

Gestão contábil de estoques nas empresas

Qual a importância dessa atividade para evitar sustos e crises financeiras?
O Auditor e Perito Frederico Otávio Sirotheau Cavalcante fala sobre "Estoques" e o quanto o controle contábil do fluxo de mercadorias pode influenciar para o bem ou para o mal na administração de uma empresa.
O que são estoques?
São os bens armazenados e destinados à venda. Estoques também podem ser os materiais ou insumos que serão utilizados no processo de produção ou na prestação de serviços.
Qual a importância de ter um sistema gerencial contábil de estoques eficiente?
No aspecto contábil, propicia um melhor gerenciamento dos custos da empresa. No aspecto fiscal, não havendo um sistema de inventário permanente e de custeio dos estoques integrado à Contabilidade, são estabelecidas regras de arbitramento para a determinação dos estoques.
Como é feito o controle contábil de um estoque?
Existem dois sistemas usados para controlar contabilmente os estoques: o Periódico e o Permanente. No regime Periódico o registro contábil das mercadorias é feito apenas no final dos exercícios, quando acontece a contagem física das quantidades existentes no estoque. O regime Permanente consiste em contabilizar o custo das mercadorias ou produtos vendidos no ato da venda. Esse segundo processo permite que a empresa mantenha um controle contínuo das entradas e saídas em quantidades e valores. No regime Permanente, as informações estão sempre atualizadas.
Existem mudanças recentes no sistema gerencial de estoques das empresas?
Em decorrência da nova legislação societária e contábil adotada no Brasil - as IFRS (International Financial Reporting Standards - Normas Internacionais de Contabilidade) existe sim algumas mudanças no sistema gerencial de estoque. São estas as legislações vigentes referentes a estoques: Resolução CFC nº 1.255/2009 aprova a NBC TG 1000; Resolução CFC nº 1.170/2009 aprova a NBC TG 16 e Resolução CFC nº 1.418/2012 aprova a ITG 1000.
Quais são as desvantagens de trabalhar com altos estoques?
São muitas: produtos obsoletos ou vencidos, capital parado, ocupação de espaço.
Existe previsão legal que obrigue o empresário a escriturar o Inventário Físico dos Estoques?
Sim, é obrigação do comerciante escriturar o livro de Registro de Inventário, conforme RIR/99, Art 221, 222, 261 e 274 e Lei nº 9.317/1996.
Na EFD (Escrituração Fiscal Digital), em "aquisições de material de uso e consumo", é necessário fazer o cadastro de cada produto, mesmo que ele não entre para estoque nem seja insumo de produção?
A legislação relaciona algumas exceções para a discriminação de itens. É o que acontece com aquisição de material de uso e consumo que não gere direito a crédito. Nesse caso, o empresário pode utilizar uma descrição genérica para os itens.
Fonte: CRC-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário