segunda-feira, 29 de abril de 2013

A COMPLEXIDADE DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA


A COMPLEXIDADE DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
A legislação fiscal do Brasil é imensa. Diariamente, os Diários Oficiais da União, dos Estados e dos Municípios despejam leis, normas, regulamentos, decretos, atos normativos, instruções e outros textos sobre os contribuintes, alcançando os mais de 80 tributos existentes no Brasil.
Para acompanhar tais legislações, as empresas precisam investir em atualizações das equipes responsáveis pelos cálculos dos tributos. Não basta um curso rápido, pois a intensividade das mudanças exige o acompanhamento periódico, diário, dos impactos legislativos sobre os produtos e serviços. 
Também a pessoa física, independentemente de ter um estabelecimento comercial, precisa estar atenta à legislação fiscal, já que o imposto de renda alcança os rendimentos do trabalho, do capital e de qualquer fonte.
Segundo Júlio César Zanluca, Contabilista e Coordenador do site Portal Tributário, "o governo pressiona tremendamente os contribuintes e, no afã de arrecadar, despeja sobre ele leis, normas, instruções e outros atos regulamentadores, que tornam extremamente complexa a gestão tributária de uma empresa no Brasil."
A solução, segundo Zanluca, é um alto profissionalismo dos envolvidos com as questões fiscais, além de um acompanhamento regular das modificações legislativas. "O que valia ontem, não necessariamente vale hoje, é que nem inflação - só aumenta, sem resultados econômicos positivos", conclui.
Adiante, um leque de assuntos específicos, para uma visualização rápida de temas tributários e contábeis:


Nenhum comentário:

Postar um comentário